Estudantes de logística do IEPT conhecem a importância da função dentro das empresas

  Os alunos do Logística do IEPT (Instituto para Educar para Transformar), promovido pelo Stiquifar...

 

Os alunos do Logística do IEPT (Instituto para Educar para Transformar), promovido pelo Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) participaram de duas palestras, com o supervisor de operação Bruno Moreira de Oliveira para conhecerem como funciona na prática a teoria.

O primeiro tema desenvolvido foi sobre “Operação, Logística, Movimentação e Armazenamento”, onde os estudantes observaram que a função deles dentro de uma empresa é de muita responsabilidade para as empresas conseguirem atingirem as metas de produção e resultado. A segunda palestra teve como objetivo complementar a parte teórica, porque o tema era “o dia a dia do profissional de logística”.

O profissional de logística é o responsável por gerenciar os materiais, produtos e recursos de uma empresa e pela organização operacional. Ele administra o estoque, controla o armazenamento, cuida da compra de suprimento necessários, planeja a movimentação interna, gerencia a distribuição entre as fábricas, centros e varejos, bem como é encarregado pelo transporte e entrega dos produtos.

Além disso, o profissional de logística tem que fazer um planejamento estratégico para que a empresa funcione da melhor forma possível, visando sempre agilidade, rapidez, otimização dos processos e menor custo possível. Este profissional também é responsável pela comunicação entre fornecedores, clientes e os demais departamentos de uma empresa para informa-los sobre prazos, necessidades de compra e outras questões que interferem na logística.