Sindicato reivindica negociação salarial com Mosaic em virtude do alto índice inflacionário

  Em virtude do alto índice inflacionário, onde todos os brasileiros perceberam que aumentou o...

 

Em virtude do alto índice inflacionário, onde todos os brasileiros perceberam que aumentou o custo de vida e que o salário ficaram defasados para suprir as necessidades básicas. A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) solicitou reunião com representantes da Mosaic Fertilizantes com objetivo de começar a discutir sobre o índice de reajuste salarial da categoria para data-base 2021/2022.

A medida adotada pelo sindicato está baseada no estudo feito pela DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) que apontaram que o custo com alimentação, moradia, educação, vestuário, higiene e transporte apresentaram uma elevação de 29,40%. “Nós estamos trabalhando para antecipar 50% do INPC do período de novembro/2020 até maio/2021, que está no patamar de 8,90%, nos últimos 12 meses. A finalidade é garantir reajuste salarial para os trabalhadores em consonância com a realidade economia do país”, explicam.

Na oportunidade, o STIQUIFAR aproveitou para solicitar que a empresa estude a possibilidade de antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores, levando em consideração que a empresa, há mais de 15 anos, vem pagando o benefício até julho para a categoria, mas resiste em inserir no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). “Sabemos que o país enfrenta uma crise econômica em decorrência da pandemia de Covid-19, mas essa situação não prejudicou em nada o segmento de fertilizantes. Pelo contrário, as empresas dessa área tiveram lucros exorbitantes e não podemos negar que é resultado do empenho e compromisso dos trabalhadores em cumprirem a meta de produção”, finalizam.