STIQUIFAR

Trabalhadores da CCM Indústria e Comércio fazem denúncias

Máquinas da área de produção estão com temperaturas elevadas acarretando problemas de saúde nos empregados

 

Stiquifar pede providências da CCM Indústria e Comércio em relação às altas temperaturas nas máquinas da área de produção, especificamente nos equipamentos 2, 3, 4, 10 e 11. Segundo denúncias realizadas, isto tem causado mal-estar nos trabalhadores, inclusive com indícios de aumento da pressão arterial.

A presidente do Sindicato, Graça Carriconde, encaminhou e-mail à empresa, a fim de pedir providências. Ela afirma que a ausência de um ambiente de trabalho adequado, climatizado e seguro, que proporcione condições favoráveis à execução das atividades, acarreta muita preocupação e levanta a hipótese de fragilidade na gestão de saúde e segurança do trabalho da CCM. “Espero que tudo seja feito em caráter de urgência, a fim de que, o funcionamento das atividades laborais, transcorram de maneira adequada para a saúde do trabalhador”, reforça.

A líder sindical ainda ressalta que, de acordo com os relatos, o Canal de Denúncias da empresa recebeu cerca de seis manifestações sobre as condições críticas de temperatura no setor, sem que houvesse nenhum retorno. “Além deles se sentirem ignorados, narram ainda que a limpeza dos climatizadores ocorre semestralmente, e que, próximo de 30 dias de funcionamento, os equipamentos perdem eficiência. É preciso que façam avaliações técnicas específicas no setor e nas máquinas mencionadas, considerando o possível descumprimento da NR-15, que trata de insalubridade por calor”, avalia.