STIQUIFAR

Yara mantém fluxo normal de compra e venda de fertilizante





Em meio à pandemia do novo coronavírus, setores importantes como o agro não podem parar. Manter a cadeira alimentar abastecida para a população é um dos mais importantes desafios do atual momento. A pandemia trouxe diversas situações em que devemos nos adaptar, como o trabalho remoto, novas possibilidades de compra e venda, informação a distância, treinamentos via internet, etc. A criatividade vai longe, para que possamos passar por este momento da melhor forma possível.

O Portal Agrolink conversou com Thiago Fraga, diretor de Marketing da Yara para saber as ações que a empresa vem realizando. Confira abaixo
Quais são as ações que a Yara vem realizando neste momento?
A Yara colocou em prática um pacote de ações para manter o fluxo normal de compra e venda de fertilizantes e prestar o suporte que o produtor rural precisa para continuar cumprindo seu papel de levar alimento à mesa dos brasileiros. Com foco em serviços digitais, as soluções englobam treinamentos online, webinars sobre temas diversos para os clientes, atualizações periódicas sobre movimentações do mercado e uma série de outros conteúdos informativos, com potencial para aproximar e movimentar toda a cadeia produtiva em um ambiente virtual. 
Estamos oferecendo a melhor experiência online para nosso cliente, viabilizando a continuidade dos seus negócios e promovendo o conhecimento para que ele esteja preparado para qualquer cenário, apto a tomar as melhores decisões. A Yara sempre esteve ao lado do agricultor e agora não poderia ser diferente. Mesmo distantes fisicamente, queremos estar mais próximos do que nunca. Temos a certeza que todos nós, que atuamos no agronegócio, sairemos fortalecidos em nossos relacionamentos profissionais e teremos uma cadeia produtiva mais vigorosa. 
A empresa está fazendo Webinar e demais ações on-line, quais são os propósitos? Levar informação ao agricultor?
Nosso objetivo é levar informação para o campo nesse momento de tantas dúvidas e intensificar esse canal de diálogo entre o produtor rural e a empresa. Já fizemos aproximadamente 20 webinars, de um total de mais de 40 planejadas, com média de 230 participantes em cada. Seguindo nosso calendário, no decorrer de maio, especialistas agronômicos irão abordar temas como: “Novidades no manejo nutricional da cana soca”, “Como aumentar a eficiência da adubação” e “Nutrição eficiente com Nitrogênio em milho safrinha” – com acesso liberado a todo o público. Para a definição dos temas, temos olhado com atenção para as culturas mais atingidas e para as principais necessidades do produtor rural no momento. Em abril, por exemplo, falamos sobre o mercado de HFF, que tem sido foco de outras iniciativas da empresa também, por sofrer grande impacto da pandemia.
Outro exemplo desse movimento da Yara é a parceria que firmamos com a Agroconsult, uma das mais respeitadas consultorias especializadas em Agronegócios no Brasil, para promover webinars para nossos clientes sobre os principais impactos da pandemia no setor agrícola e as expectativas para os próximos meses. Estamos atentos às movimentações da cadeia de fertilizantes e mantendo sempre um canal de transparência e suporte com o produtor. Esse acompanhamento em tempo real da situação é fundamental para a tomada de decisão no campo. Queremos manter viva essa parceria e essa relação de confiança com o agricultor.
Neste ano, ao que tudo indica, não teremos grandes eventos, quais serão as principais carências com esta ausência e como pretendem suprir?
Priorizamos a saúde e a segurança de nossos colaboradores, parceiros e comunidade, por isso, alinhados às recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, neste momento nossas participações em eventos estão suspensas. Para suprir esse contato direto que as feiras, dias de campo e outros eventos nos proporcionam, temos promovido uma série de treinamentos online com nossos consultores e representantes de venda, para que eles estejam preparados para auxiliar o produtor rural nesse momento tão específico. 
Nesse sentido, também temos adotado técnicas de rotinas virtuais e fortalecido nosso portfólio digital – com ferramentas de agricultura de precisão como o Atfarm e o Sistema de Recomendações de Nutrição Yara, que podem ser utilizados pelo agricultor para aprimorar/manter a gestão sob o seu negócio, mesmo que à distância –, o que se faz ainda mais necessário e estratégico em momentos como esse. A preocupação da Yara sempre foi a de entregar as melhores soluções para o campo. Estamos reinventando nossa forma de atuação com nossos clientes e essa nova experiência tem trazido resultados positivos, tanto que a tendência é que muitas dessas ações sejam mantidas mesmo após a normalização de todas as atividades.
 
Fonte: Agrolink