
A presidente do STIQUIFAR, Graça Carriconde, participou da 1ª edição do programa JM News, da Rádio JM, na manhã do dia 20 de julho. Entrevistada pelos jornalistas Wellington Cardoso e Larissa Prata, ela falou sobre os impactos da crise no fornecimento de enxofre para a indústria de fertilizantes, os reflexos para a economia de Uberaba e região e as ações que o sindicato vem desenvolvendo para preservar os postos de trabalho na Mosaic Fertilizantes. O programa também foi transmitido ao vivo em vídeo pelas plataformas digitais do Grupo JM.
Durante a entrevista, Graça destacou que o momento exige união entre trabalhadores, empresa e poder público para minimizar os impactos da crise.
“Nós precisamos do apoio do Governo Federal. A nossa tentativa é justamente essa: preservar os postos de trabalho e evitar que essa crise tenha consequências ainda maiores para os trabalhadores e para a economia da nossa região.”
Layoff é alternativa para preservar empregos
A presidente explicou que o STIQUIFAR negocia com a Mosaic a implantação do Programa Bolsa de Qualificação Profissional, conhecido como layoff, previsto no artigo 476-A da CLT e regulamentado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).
A proposta prevê a suspensão temporária dos contratos de aproximadamente metade dos trabalhadores da unidade, durante o período de redução das atividades. Nesse modelo, os empregados recebem a Bolsa de Qualificação Profissional, com complementação financeira da empresa e manutenção de benefícios que seguem sendo negociados pelo sindicato.
Graça ressaltou que a adesão será voluntária e dependerá da aprovação dos trabalhadores em assembleia.
“O sindicato está fazendo todos os esforços para garantir um salário básico, preservar os benefícios e oferecer uma alternativa que evite novas demissões.”
Ela explicou ainda que, embora existam reflexos temporários no contrato de trabalho, como alterações no período aquisitivo de férias e no décimo terceiro salário, a medida representa uma alternativa importante para garantir os empregos até a retomada das operações.
Crise vai além da Mosaic
Durante a entrevista, Graça alertou que a situação enfrentada pela Mosaic faz parte de uma crise mais ampla vivida pelo setor de fertilizantes no Brasil.
Ela lembrou que diversas unidades industriais tiveram suas atividades encerradas ou suspensas nos últimos anos e defendeu a construção de uma política nacional voltada ao fortalecimento da produção de fertilizantes.
“Se queremos ser o celeiro do mundo, precisamos tratar a produção de fertilizantes como uma prioridade. O Brasil aumentou o consumo ao longo dos anos, mas reduziu sua capacidade de produção. Isso demonstra a ausência de uma política de Estado para o setor.”
Segundo a presidente, o cenário foi agravado pela atual crise internacional envolvendo o fornecimento de enxofre, matéria-prima essencial para a produção de fertilizantes.
Articulação em Brasília
Graça também destacou a atuação do STIQUIFAR nas discussões realizadas em Brasília em busca de soluções para o setor.
Ela reconheceu o trabalho do ex-ministro Anderson Adauto, que vem articulando reuniões junto ao Governo Federal para incluir a pauta dos fertilizantes nas discussões nacionais e garantir a participação dos representantes dos trabalhadores.
A presidente informou que uma nova reunião está prevista no Ministério da Fazenda, onde serão apresentadas propostas para reduzir os impactos da crise e preservar os empregos.
“Neste momento, o sindicato entende que precisa atuar junto da empresa para preservar os postos de trabalho. Defender os trabalhadores também significa construir soluções para evitar demissões.”
Sindicato mantém diálogo permanente
Graça reforçou que o STIQUIFAR acompanha diariamente a situação da Mosaic e permanece em negociação com a empresa para assegurar os direitos dos trabalhadores durante este período.
Ela informou que o sindicato realizará assembleia para apresentar todos os detalhes da proposta de layoff, permitindo que os empregados decidam, de forma consciente e transparente, sobre a adesão ao programa.
Ao final da entrevista, a presidente destacou que a crise também pode atingir trabalhadores terceirizados e toda a cadeia produtiva ligada ao setor de fertilizantes, reforçando o compromisso do STIQUIFAR em continuar atuando na defesa do emprego, da renda e da economia regional.
“Nos momentos de crise é que o sindicato precisa estar ainda mais presente. Nosso compromisso é proteger os trabalhadores, suas famílias e contribuir para preservar a economia de Uberaba e de toda a nossa base de representação.”


