STIQUIFAR

Diretoria do Stiquifar aconselha trabalhadores da Yara a terem cautela

Líder sindical alerta que gerente da Unidade Industrial mente

A presidente do Stiquifar, Graça Carriconde, está indignada com o posicionamento do gerente da Unidade Industrial da Yara em Uberaba, que vem fazendo um discurso junto aos trabalhadores, os jogando contra a sua representação sindical. “Em 2018 entramos com um processo para resgatar um direito que estava sendo violado pela empresa. Ele mente em relação a um possível acordo. Afinal, nem proposta financeira temos ainda”, lamenta.

Para ela, o gerente usa de uma fala falsa e de forma deliberada, tentando induzir o trabalhador a ficar contra o sindicato que o está defendendo desde 2018. “É preciso ter brio. Fico decepcionada que um gerente tenha este tipo de comportamento, usando pressão e mentindo”, se indigna Graça.

Ela esclarece que todo o processo ocorreu devido ao fato de que a lei permite somente que a empresa reveze horários até 6 horas sem negociar com o sindicato, e a jornada na Yara é superior, caracterizando ilegalidade, pois não houve participação do sindicato. “Ou seja, após a sexta hora, é preciso pagar as horas extras”, reforça.

A líder sindical acredita que a empresa quer forçar um acordo e age de má fé, mostrando uma base de cálculo totalmente fora da realidade. “Todos vão receber os valores reais. E para firmar um acordo no processo temos que consultar todos os empregados. Portanto, fiquem tranquilos que estamos com mais uma reunião agendada para o próximo dia 24 com a Assessoria Jurídica e Relações Sindicais”, conclui.

 

Link dos documentos: clique aqui