STIQUIFAR

Estudo aponta mais de 1 mil anúncios falsos sobre o Desenrola

 

       No mês de julho,
reportagens jornalísticas revelaram anúncios fraudulentos sobre o programa
Desenrola Brasil, que circularam nas redes sociais utilizando indevidamente a
imagem de instituições públicas, do Serasa e de veículos de imprensa com o
objetivo de passar credibilidade e, assim, aplicar golpes nos cidadãos.

     Analisando a
biblioteca de anúncios da empresa Meta, onde ficam arquivadas as peças
impulsionadas nas plataformas da empresa, como Facebook, Instagram e Messenger,
o Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu 1.048 anúncios fraudulentos com menção ao
programa, que circularam entre 19 e 21 de julho, dos quais grande parte foram
veiculados abaixo do radar dos monitoramentos tradicionais e escapando da
moderação da Meta.

     Segundo o relatório A
Publicidade a Favor do Endividamento, os anúncios identificados nesse estudo
lesam possíveis beneficiários do programa, sobretudo pelo uso indevido da
imagem do governo federal e do Serasa, e continuaram ativos após as primeiras
denúncias em jornais e emissoras de TV denunciando esses golpes.

       Essas informações
foram retiradas do site Agência Brasil e diante da quantidade de golpes via
internet ocorridos nos últimos tempos, alertamos os trabalhadores e seguidores
das nossas redes para que fiquem atentos, já que de acordo com a pesquisa,
estão publicando até imagens que são usadas por órgãos oficiais,
impossibilitando a identificação da veracidade do anúncio. Portanto, caso haja
dúvida, entre nos sites oficiais das instituições que estão fazendo a
publicidade nas redes sociais.