Brasil é hoje um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas. No entanto, precisa importar cerca de 80% dos fertilizantes que usa na produção de grãos.
“O Brasil vem com a sua produção agropecuária crescente ano a ano, mas numa dependência enorme da importação de fósforo, potássio, principalmente. Foi criado, então, esse grupo de trabalho”, explicou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ao término da primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial responsável pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes.
O Grupo de Trabalho Interministerial foi instituído para fortalecer políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de insumos e de tecnologias para fertilizantes no país de forma sustentável.
Na prática, com a elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, o Governo Federal quer diminuir a dependência externa e ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.
O Plano trará um diagnóstico sobre a oferta de fertilizantes no Brasil e poderá trazer como resultado, por exemplo, propostas legislativas para facilitar a produção de fertilizantes no país.
Duração dos trabalhos
O Grupo de Trabalho Interministerial terá 120 dias para apresentar o Plano Nacional de Fertilizantes. Esse prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período, por ato da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2021/03/grupo-de-trabalho-discutira-plano-nacional-de-fertilizantes