A mineradora Vale e a Defesa Civil fazem testes, nesta quarta-feira (23), dos sistemas de sirene das barragens Vargem Grande e Fernandinho, na mina das Abóboras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A atividade, já realizada nesta terça-feira (22) na mina Capitão do Mato, é preventiva e faz parte do Plano de Ação de Emergência em Barragens de Mineração. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região.
O acionamento das sirenes das barragens Vargem Grande e Fernandinho para testes ocorre por volta das 10h. Segundo a Vale, o alerta sonoro poderá ser ouvido nas unidades operacionais da Vale, CSN e Anex; na comunidade Cavalo de Pedra, em Rio Acima; e em parte da BR-356.
A barragem Fernandinho tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e Vargem Grande encontra-se, atualmente, no nível 1 de emergência.
Segundo a Vale, os moradores foram informados previamente dos testes, que passam a ocorrer mensalmente, todo dia 18, por volta das 10h. A partir do próximo mês, o som emitido será de música instrumental.
Testes pela manhã
Nesta terça, pela manhã, já foram feitos os testes com as sirenes das barragens Capitão do Mato, Peneirinha e Dique B, da Mina Capitão do Mato, em Nova Lima. As estruturas Peneirinha e Dique B estão em nível 1 do PAEBM, o que não requer retirada dos moradores do entorno. Mas a barragem Capitão do Mato está em nível 2 de emergência desde fevereiro deste ano, o que forçou a realocação dos moradores ainda no ano passado.
De acordo com a mineradora, além de inspeções rotineiras de campo, todas as estruturas são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
Fonte: G1