STIQUIFAR

Ação da Vale cai 2% por receio de que a mineradora não cumpra meta de produção


As ações da Vale operam em queda e pressionam o desempenho do Ibovespa mesmo em um dia de otimismo global, já que é o terceiro ativo mais negociado de todo o mercado à vista, com um giro financeiro de R$ 623,8 milhões, e a companhia com maior fatia dentro do índice (10,6%).
Na noite de ontem, a Vale informou que sua produção de minério de ferro cresceu 5,5% no segundo trimestre, em base anual, para 67,6 milhões de toneladas, com a produção de junho acima de 25 milhões de toneladas, acima dos níveis de abril e maio, e agora entra em um período sazonalmente forte.
Apesar disso, a produção foi prejudicada pela pandemia, com perda de 3,5 milhões de toneladas. A previsão é de que a doença tenha um efeito negativo de 6,3 milhões de toneladas no segundo semestre.
A empresa manteve a projeção para a produção de minério de ferro entre 310 milhões e 330 milhões de toneladas, assumindo que a extremidade inferior do intervalo “é o cenário mais provável”.
No entanto, analistas do mercado começam a duvidar de que a Vale seja capaz de cumprir suas metas de produção, especialmente por conta de problemas operacionais e de perdas de produção em consequência da pandemia.
Fonte: Valor Investe