STIQUIFAR

Sindicato consegue manter acordos coletivos anteriores e conquistar mais benefícios para os trabalhadores da Usina Uberaba




Os diretores do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região), onde no Estado paulista, através da Femquifar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas no Estado de São Paulo) que representa 33 sindicatos os trabalhadores do álcool terem renovados a convenção coletiva com índice zero. 

Mantendo, apenas as cláusulas sociais que são importantes para todos os trabalhadores do segmento. Nós do Stiquifar conseguimos manter na mesa de negociação com a Usina Uberaba a garantia e manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (CCT), anteriores, bem como conquistamos outros benefícios para categoria. 
No encontro, ficou definido que o índice de reajuste salarial será de 2%, mas os valores relativos a março/20 serão créditos no pagamento de junho/20, no dia 6 de julho de 2020. Além do aumento nos vencimentos, a empresa anunciou que ticket-alimentação será atualizado em 3,92% por cento, dando um total de R$ 127,00 reais. No caso de trabalhadores de maquinários que exercer atividades de solda, a empresa se comprometeu com o sindicato em fornecer capuz de proteção para que possam exercer suas atividades nem total segurança.

Demais cláusulas do contrato 

Considerando os termos da Portaria 373/2011, as partes poderão ainda adotar como Sistema Alternativo de Controle de Jornada de Trabalho, o registro de ponto por tecnologia de Reconhecimento Facial. Numa das cláusulas, a empregadora poderá antecipar ou prorrogar feriados, conforme Lei 13.467, art. 611-A, no inciso XI. 
Em relação ao auxílio-creche, todo trabalhador, inclusive os pais que possuem a guarda dos filhos assegura o valor mensal equivalente a 25% do piso da categoria para cada filho, pelo prazo de 6 anos, a serem concedidos a partir do retorno ao trabalho, após a licença-maternidade ou adoção. Com a finalidade de fazer as despesas mensais realizadas com internamento em creche e instituições análogas de sua livre escolha ou com empregada doméstica/babá.
Na próxima quinta-feira, o Sitquifar fará uma Assembleia virtual, que será comunicado a todos os trabalhadores, onde todos devem participar, através do voto secreto.