O abono salarial PIS/Pasep é pago aos funcionários de empresas privadas e para os funcionários públicos, respectivamente. Esse benefício é feito para os trabalhadores de baixa renda, considerado um 14º salário.
Os brasileiros que têm direito a receber esse abono salarial devem ter trabalhado por pelo menos 30 dias, com carteira assinada, no ano anterior ao de início do calendário.
Além disso, precisa ter ganho no máximo dois salários mínimos por mês, durante o período em que trabalhou.
O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e a empresa deve ter informado os seus dados de forma correta ao governo brasileiro.
O valor a ser recebido é proporcional ao período em que trabalhou registrado durante o ano. Caso o beneficiado tenha trabalhado por 12 meses,ou seja, um ano, ele terá direito de receber um salário mínimo que o teto do programa.
O PIS é pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores. Sendo administrado pela Caixa Econômica Federal.
Os nascidos entre os meses de janeiro a junho poderão sacar o dinheiro a partir do dia 16 de janeiro. Aniversariantes de julho a dezembro receberam o benefício no cronograma encerrado em 2019.
Calendário abono salarial 2020
Já o calendário do PASEP, que é pago para os funcionários públicos, utilizam para a organização do pagamento o número final de inscrição impresso no cartão de saque.
Os trabalhadores que têm o número de inscrição de 5 a 9 terão o dinheiro disponível neste mês de janeiro a partir do dia 16, conforme indica o calendário abono salarial 2020. Inscrições do 0 ao 4 foram pagas em 2019.