Instituto Mosaic investiu 9,5 milhões em ações para pandemia de Covid-19

  O Instituto Mosaic, entidade social mantida pela Mosaic Fertilizantes, beneficiou, em 2020, diretamente mais de...

 

O Instituto Mosaic, entidade social mantida pela Mosaic Fertilizantes, beneficiou, em 2020, diretamente mais de 30 mil pessoas e mais de 200 entidades e organizações da sociedade. Suas plataformas interdependentes, voltadas para a promoção de desenvolvimento social e econômico, são baseadas em quatro pilares: alimentação, educação, água e desenvolvimento local. Os resultados do investimento de R$ 9,5 milhões em ações são apresentados na última edição do relatório de atividades da organização.

“Além de ações de apoio aos efeitos da pandemia, a equipe realizou ações de valorização, melhor uso e distribuição de alimentos, de apoio à agricultura familiar, de incentivo à preservação dos recursos hídricos, de empreendedorismo e educação”, comenta Paulo Eduardo Batista diretor executivo do Instituto e diretor de performance social da Mosaic Fertilizantes e, uma das maiores produtoras de fosfatos e potássio combinados.

Entre os vários destaques está o projeto Village, em Barreiras (BA) que colaborou para o aumento de produtividade e renda de pequenos produtores rurais, melhorando a qualidade de vida das famílias através dos eixos assistência técnica rural, educação e acesso à água.

A 3ª (nova) edição do premiado Edital da Água contemplou mais 12 novas iniciativas de universidades e entidades sociais para melhor gestão dos recursos hídricos em várias cidades brasileiras.

Em Cajati (SP), o AMMO (Ateliê Mulheres Mãos de Ouro), formado por mulheres da comunidade Barra do Azeite, recebeu apoio por meio de capacitações e equipamentos e após um ano, tornou-se fornecedor da Mosaic e outras empresas, fabricando os uniformes e materiais para empresas na cidade. Ainda em Cajati (SP), outro projeto apoiado pelo programa de Empreendedorismo Social, a COORECA (Cooperativa de Reciclagem de Cajati) teve aumento de sua capacidade de processamento de materiais reciclados em 97% e passou a distribuir mais renda aos seus cooperados.

Para minimizar os efeitos da pandemia, a instituto distribuiu mais de 600 toneladas de alimentos, beneficiando aproximadamente 120 mil pessoas. Foram mobilizados mais de 250 funcionários voluntários para atuar na distribuição dos kits de alimentação e higiene para cerca de 300 instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social em 28 cidades brasileiras.

“Cooperativas, pequenos agricultores, comerciantes locais e educadores foram beneficiados com a estratégia adotada para atender e acolher as comunidades vizinhas durante o ano. E tudo isto só foi possível porque o Instituto Mosaic Fertilizantes trabalha em rede, valorizando os parceiros técnicos, avaliando o perfil social e as necessidades de cada região e realizando ações de forma presente nas comunidades”, pontua Camila Bellenzani, diretora do Instituto e Gerente de projetos sociais da Mosaic Fertilizantes.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Mosaic, publicado no site: https://www.noticiasagricolas.com.br