Sindicato avalia que a reunião com a Usina Biogenética Aroeira foi extremamente improdutiva em relação ao reajuste salarial e o ticket-alimentação

  A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e...

 

A diretoria do Stiquifar (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Uberaba e Região) comunica que participou de uma reunião com a Usina Bioenergética Aroeira, que na sua avaliação foi totalmente improdutiva. “Queremos destacar que colocamos todos os itens que foram apresentados na Assembleia Virtual na pauta de reivindicação e constatamos que teve item que já estavam sendo contemplados. Contudo, vamos ter que sentar uma ou mais vezes na mesa de negociação com a empresa, pois o percentual de reajuste salarial e as questões que tange o ticket-alimentação não contemplam o anseio da categoria”, observam.

Em relação a demanda já contemplada na pauta de reivindicação, a entidade sindical citou a implantação do plano de cargo e salário, onde a Usina já enviou documentos que comprovam que a empresa já adotou essa política, tanto é que tem um total de 20,67% dos trabalhadores que já foram contemplados somente em 2020. “Os empregados que solicitaram a colocação desse item na pauta precisam estar mais próximo da sua supervisão para saberem o que podem estar melhorando na realização do seu trabalho para ter oportunidade de melhorem seu nível salarial através do steps concedidos pelo plano de cargo e salário” comentam.

Plano de saúde – Em relação a coparticipação do plano de saúde, nós temos acompanhado em todas as empresas da base que na sua maioria possuem o benefício vinculado a Unimed, que estão solicitando percentual de reajuste exorbitante e as empresas tem absorvido um índice acima da inflação nestes últimos anos. “Fomos informados pelo RH da Usina Aroeira que estão em negociação com a Unimed, pois estão solicitando um reajuste 32%, o que é inviável independente do contrato ser individual ou coletivo”, pontuam

Reajuste e ticket – Stiquifar ressalta que não vai nem colocar o reajuste salarial de 1,5% para apreciação da categoria, pois está muito abaixo da estimativa sindical, pois a inflação atingiu o patamar de 7,59%. “Também tem o ticket-alimentação, onde a empresa está relutando para não transformar em cartão-alimentação, no valor de R$ 280,00, conforme foi solicitado pelos trabalhadores”, explica o sindicato que os empregados poderão apresentar as informações internas ou saberem como está o processo de negociação salarial com a Usina por meio do WhatsApp (34) 98407-0761.