Sirenes de barragens da Vale em Nova Lima foram testadas na manhã desta terça-feira

  As sirenes de emergência das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, Mina Mar Azul, minas Águas...

 
As sirenes de emergência das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, Mina Mar Azul, minas Águas Claras, Mutuca, e Tamanduá, de propriedade da mineradora Vale e estão localizadas em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram testadas na manhã desta terça-feira (8).
 
 
"A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para assegurar o funcionamento adequado do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente. Os moradores não precisarão sair de casa", diz a nota emitida pela empresa para tranquilizar os moradores.
 
 
Por volta de 9h, as sirenes das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, Mina Mar Azul serão disparadas. O objetivo é que o som das sirenes seja ouvido na área Vale, São Sebastião das Águas Claras, Capela Velha, Parque do Engenho, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Jardim Amanda e condomínios Pasárgada e Ecoville.
 
 
Uma hora depois, às 10h, o teste vai ocorrer nas barragens minas Aguas Claras, Mutuca, Mina Mar Azul e Tamanduá. Neste caso, segundo informou a Vale, o "som emitido será o trecho de uma música instrumental". A ideia é que esse som chege a na área Vale e nos bairros Boa Vista, Bonfim, Cabeceiras, Mata do Engenho, Canto dos Fechos, Cascalho, Capela Velha, Centro, Matadouro, Mingu, Rosário, Via Lacerda, Vila Passos, Parque do Engenho, Condomínios Pasárgada, Ecoville e Monte Verde, Parque do Tumbá, São Sebastião das Águas Claras, Jardim Petrópolis, Jardim Amanda e Village Sans Souci, além de parte dos bairros Cruzeiro e Vila Operária.
 
 
"O som poderá ou não ser ouvido em menor intensidade nos bairros: Alvorada, Montanhês (Silicóticos), Vila Maria do Carmo, Retiro ,Olaria, Quintas, Quintas II, Bom Jardim, Galo, Vila Padre Valeriano, Cristais, Cristais II, Vila Marise, Barra do Céu, Cariocas, Vale das Araras, Residencial Sul e Condomínio Village Royale, além do bairro Espírito Santo, no município de Raposos.", diz a nota sobre o alarme das 10h.
 
 
No dia 18 de junho, a Vale vai realizar um teste com as sirenes das barragens em Vargem Grande e das minas Capitão do Mato e Abóboras. O som do alarme será disparado por volta de 10 e poderá ser ouvido fora da área central de Nova Lima. A mineradora garante que as suas barragens não houve alteração no nível de segurança e seguem sendo monitoradas 24h por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico Vale (CMGV)
 
 
 
 
Fonte: https://www.itatiaia.com.br/noticia/sirenes-de-barragens-da-vale-em-nova-lima-serao-testadas-na-manha-desta-terca-feira