Termina as negociações sobre o turno da Mosaic

Após longo processo de negociação onde a MOSAIC e STIQUIFAR valorizaram a importância de uma...

Após longo processo de negociação onde a MOSAIC e STIQUIFAR valorizaram a importância de uma solução negociada quanto a renovação do Acordo Coletivo de Turno informamos que a proposta abaixo foi aprovada pela maioria, 441 trabalhadores dos presentes dos 446 presentes nas assembleias realizada no dia 12/11/2018.

 

Escala 4x4 fixa – Mudança a cada 6 meses:

 

- Regime com horário fixo, com 4 turmas de trabalho que será implantada em princípio de Janeiro/2019, sendo que a tabela a ser implantada terá troca de horários em janeiro e julho de cada ano. Ainda deverá constar parágrafo que caso haja alguma decisão judicial autorizando o revezamento de 12hs as partes se reunirão para discutir a possível implantação.

 

- 10 horas de trabalho efetivo e 2 horas destinado ao descanso do funcionário, já considerando o intervalo intrajornada para o horário refeição.

 

- Para os empregados que atualmente trabalham na escala “6x4/FG”, em função da mudança da escala, será garantido adicional a título de “vantagem pessoal”, correspondente a 15% para compensar o aumento da carga horária trabalhada.

 

- Adicional noturno de 20% entre as 22:00 horas até o término da jornada, e para os empregados que possuem adicional Noturno de 20% por determinação judicial fica garantido tal pagamento independente do horário de trabalho que o mesmo estiver laborando suas atividades  

 

- Adicional de 40% para as horas trabalhadas entre ás 22:00pm e 05:00am para o pagamento dos sete minutos e trintas segundos de cada período de 60 minutos efetivamente trabalhados, decorrentes da redução da hora noturna.

 

- Fica fixado o divisor (THM) de 180 para cálculo de hora extra e demais adicionais.

 

- Sobreposição de 15min para troca de turno / uniformes, não sendo computado como jornada.

 

- Introdução de clausula onde a empresa, na vigência do acordo a ser assinado, que será de 02 anos retroativos a 01/04/2018 o compromisso da Mosaic em não terceirizar nenhuma atividade com parágrafo que caso haja necessidade de terceirização de alguma atividade em local que atualmente trabalha em turno, empresa e sindicato se reunião para entendimentos.

 

- Introdução de clausula onde a empresa fará pagamento de feriados nacionais e feriados religiosos com acréscimos de 100% sobre a hora normal trabalhada.

 

- Fornecimento de Lanches

 

- ACT de desmobilização com vigência a partir da aprovação em assembleia, retroativo a 01.10.2018 até 31.01.19. (2 salários base + 6 meses de plano médico).

 

- Abono de R$ 2.000,00 em 04 parcelas (Ticket Alimentação) com o primeiro crédito até a próxima sexta feira e as demais parcelas no dia 05 (cinco) de cada mês.
 



            DESTACAMOS QUE TAL ABONO SERA PARA TODOS OS EMPREGADOS QUE HOJE TRABALHAM NA TABELA 6x4/FG.

 

 

 

Para quem trabalha no sistema F G H, os envolvidos estarão trabalhando de segunda a sexta feira com folgas sábado, domingo e um dia da semana com pagamento adicional de 1,08 hora como já é praticado.