Síndrome de Burnout é reconhecida como doença ocupacional

  Por muitos anos o Stiquifar recebe trabalhadores com comprometimento na sua saúde mental, a partir da...

 

Por muitos anos o Stiquifar recebe trabalhadores com comprometimento na sua saúde mental, a partir da tensão resultante do excesso de atividade profissional que provoca o esgotamento físico e mental, a perda de interesse no trabalho, a ansiedade e a depressão, dentre outros sintomas.

 

Empresas consideravam esses sinais de adoecimento apenas uma preguiça ou uma malandragem do trabalhador para não cumprir as suas funções. Porém, essa história acabou. Agora, um dos sofrimentos do trabalhador que não recebe a devida atenção dos RHs e gestores imediatos das empresas é reconhecido como doença ocupacional

 

Se chama Síndrome de Burnout, doença ocupacional e pode inclusive afastar o trabalhador com direito a remuneração através de licença médica com estabilidade e, em casos mais graves, à aposentadoria por invalidez.

 

A síndrome é desencadeada pelo estresse crônico no trabalho ou esgotamento profissional. Foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 1º de janeiro.  Na prática, significa que agora estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego.

 

Cabe aos trabalhadores identificar possíveis sinais e entrar em contato com o Stiquifar. Dentre os sinais estão três elementos: “sensação de esgotamento, cinismo ou sentimentos negativos relacionados a seu trabalho e eficácia profissional reduzida”.

 

Caso você, trabalhador, se enquadre no citado acima, entre em contato com o sindicato e tire suas dúvidas. Estamos de portas abertas para atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, na Marquês do Paraná, 156, Bairro Estados Unidos. Para saber mais sobre as ações promovidas pelo Stiquifar, acesse as nossas redes sociais Facebook, Instagram, site: www.stiquifar.com.br, blogger: www.stiquifarnews.com.br ou baixe o APP Stiquifar pelo Google Play.